Ainda bem cedinho, as moradoras já se dirigiam ao Polo Marte Educacional, para o exame de triagem que teve por objetivo dar assistência para as mulheres que não puderam realizar o exame no mês de referência “Outubro Rosa”, o Instituto Marte levou até a comunidade, exame de mamografia para as mulheres no evento “Paraisópolis Rosa”.
O procedimento, que é indolor, auxilia como ferramenta na identificação de possível surgimento de câncer na mama. Mulheres a partir dos 18 anos, receberam atendimento da equipe de saúde da Ítalo Brasileiro, sendo o principal parceiro do Instituto Marte, nessas ações de saúde realizadas na comunidade.
Além do exame de triagem da mama, as mulheres receberam atendimento para avaliarem seu o índice de Massa Corporal (IMC) é uma das das principais ferramentas, adotada inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para calcular o chamado “peso ideal”. Obtido a partir do peso e da altura do indivíduo, o IMC também aponta níveis de magreza e obesidade.
O aumento de peso, é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer no Brasil: o excesso de peso corporal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 em cada 100 casos de câncer no nosso País são atribuídos ao sobrepeso e à obesidade, segundo INCA
Cerca de 80 mulheres passaram pelo exame de triagem, para identificação do processo inflamatório mamário, Micaele de Jesus Moraes (28), viu no exame de triagem a oportunidade para tirar dúvidas sobre a sua saúde, segundo a moradora, estava sentido fortes dores na mama, e a possibilidade de poder fazer o exame gratuito, já ajudaria a saber como procurar ajuda médica, com um pré diagnóstico.
“Quero agradecer vocês por dar essa oportunidade para nós da comunidade, já poderei saber se tenho algum problema na minha mama, fico muito agradecida pelo apoio, “ disse Micaele durante a espera pelo procedimento.
A triagem visa agilizar o atendimento e tratamento precoce por meio do encaminhamento ao sistema de saúde, para os casos de pacientes que apresentaram anormalidade na mama.
O procedimento que é indolor, é mais uma ferramenta para a identificação de possível surgimento de câncer de mama, o exame de triagem, não substitui o exame de mamografia que é indispensável e a forma mais segura de tirar todas as dúvidas de possível tumor maligno.
O câncer de mama, ainda é a doença que mais mata as mulheres, e a região sul e sudeste, possuem as taxas mais altas. No ano de 2022, houve o surgimento de 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000, segundo dados do Instituto do Câncer – INCA.
Os estudos do instituto ainda apontam para a região sudeste, São Paulo, 18.280 novos casos.