Transformação social por meio da arte e cultura
Evento realizado em favela da capital paulista, leva pintura e arte para território de vulnerabilidade social e abre inscrições para aulas de teatro para adultos não atores e atrizes.
Diversão e arte fizeram parte do evento do mês de agosto no Instituto Marte, com diversas atividades em família, onde cerca de 100 pessoas passaram no decorrer do evento que teve duração de 3 horas, com atendimentos em saúde, arte e cultura, atendimento jurídico, psicológico, fisioterapia, massagem quick, atendimento de bioimpedância e outros atendimentos em saúde feitos por alunos do curso de graduação e técnico de enfermagem do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
O tema escolhido dessa vez foi: “As férias acabaram mas a diversão continua no IM” , visando dar continuidade ao aprendizado por meio de práticas educativas em forma de arte plástica e pintura artística no rostinho dos pequenos.
“Sempre procuro buscar atividades dentro da comunidade para o meu filho. Apesar dele ser ainda pequeno, as ações educativas ajudam ele a se desenvolver mais, e pra mim foi ótimo passar por aqui hoje e ver quantas atividades existem gratuitas para nós, já estou me preparando para o mês de setembro!”, Stela Souza – moradora da comunidade de Paraisópolis.
A ações educativas e os atendimento de saúde acontecem de forma simultânea, enquanto as crianças se divertem os pais podem passar pelo circuito de saúde que é preparado para atender aos moradores; aferição de pressão arterial, teste de bioimpedância testes rápidos de diabetes e colesterol compõe o circuito onde os moradores já saem com as informações básicas e primordiais do seu estado de saúde.
Os atendimentos psicológicos fazem parte dos eventos mensais e cotidiano do Instituto Marte. Coordenado pela Profª. Mestre Francisca Edinete Nogueira, do curso de psicologia do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, onde alertou a importância das pessoas terem atenção aos sinais de níveis de estresse elevados que possam culminar em pensamento suicida ou desenvolver transtornos mentais.
Visando já a ação do mês de Campanha Setembro Amarelo, a psicóloga destacou que ao detectar o mínimo sinal de instabilidade emocional, deve-se buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, para assim prevenir ou buscar de forma terapêutica, ajuda e a superação de possíveis quadros depressivos.
O primeiro polo educacional dentro de território de favela, tem sido responsável por atender mais de 5 mil pacientes nas diversas áreas da saúde oferecidas pelo instituto Marte, em parceria com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
Focado em ações lúdicas usando como ferramenta educacional a pintura em tela, o Instituto Marte também passa a oferecer curso livre de teatro para adultos para não atores e atrizes, com o objetivo de ajudar no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dos moradores da comunidade. As aulas, que são gratuitas, devem acontecer no mês de setembro, e serão aplicadas pela atriz e coordenadora Márcia Polacchi, do curso de Teatro do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileito. A turma de teatro da universidade dirigida pela professora vem promovendo o teatro de rua desde o ano de 2023 dentro da favela.
Ainda sobre a promoção à cultura e a inclusão social, o Instituto Marte em parceria com o Teatro Ítalo Brasileiro e a professora Márcia, promovem a ida das crianças da escola de piano que existe no polo educacional, à teatros para vivência em peças teatrais e musicais, em espaços culturais espalhados pela cidade de São Paulo.
Faça sua contribuição
Pix: 11204730000120
Nome do contemplado: INS Marte
CNPJ: 11.204.730/0001-20
Apresentação Instituto Marte
Faça sua contribuição
Apresentação Instituto Marte