Com o objetivo de promover a qualidade de vida do trabalhador, o Instituto Marte realizou no mês de março, a ação “Saúde do Trabalhador”, por meio de palestras e ações de saúde para os moradores da favela de Paraisópolis.
O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde como, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e atendimento jurídico para os moradores. Um dos temas abordados no encontro com os trabalhadores, foi sobre a Síndrome de Burnout, doença ocupacional que afeta 30% dos trabalhadores, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), a doença que se desenvolve pela carga excessiva de trabalho e acúmulo de funções, passou a fazer parte de do relatório de doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022.
A Profª. Mestre Francisca Edinete Nogueirano, falou da importância da identificação dos sintomas da síndrome como cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, dificuldade de concentração entre outros sintomas, acende o alerta para a buscar ajuda profissional.
“A cobrança excessiva, a frustração do funcionário em não conseguir realizar todas as tarefas exigidas, isso é um dos fatores que leva a pessoa ao processo de adoecimento” , comentou a Profª. Mestre Francisca Edinete Nogueira de Sousa.
Para os casos de identificação do surgimento da doença, o trabalhador deve buscar ajuda profissional e rever as tarefas do serviço, para não gerar complicações na sua saúde mental.
Na oportunidade, o Prof. Dr. Márcio Ikeda, coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e Vice-presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB Santo Amaro, falou sobre o amparo da lei, que garante a segurança do trabalhador em situações de trabalhos análo à escravidão; para a lei brasileira é caracterizado trabalho análogo à escravidão,sendo toda atividade forçada desenvolvida sob condições degradantes ou em jornadas exausticas e quando a pessoa é impedida de deixar o seu local de trabalho.
Os participantes da ação voltada para os cuidados com o trabalhador, contou com diversas atrações como a apresentação musical da cantora Gabriela Calhau, e logo seguida, o evento seguiu seu cronograma com a apresentação da atriz e professora do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, Marcia Polacchini, que convidou os moradores presentes, a desfrutarem das atividades como pinturas artísticas, limpeza de pele, atendimento de saúde como bioimpedância, teste de glicemia, sinais vitais, atendimento de fisioterapia, psicologia entre outras ações.
O Diretor Institucional do Instituto Marte, Dr. Walter Augusto Pedroso Becker, falou aos participantes do evento, sobre a importância das empresas terem mais atenção com a saúde do trabalhador, promovendo um ambiente saudável aos colaboradores, contribuindo assim para um ambiente mais humano e produtivo, gerando benefícios para todos.
Ao final do evento, os participantes entraram no ritmo de fitdance com a estudante de Educação física, cursando o 5º semestre e Coach Ritibox e Professora de dança, Rosângela Maria de Freitas.
O evento faz parte de um circuito de palestras que devem acontecer na instituição no mês de de maio.