Aconteceu neste sábado (9), de março, ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, repleta de aprendizados para as mais de 50 moradoras da favela de Paraisópolis, por meio de palestras realizadas pelos coordenadores dos cursos de graduação do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, assim como atividades recreativas e alimentação para as crianças presentes.
No campo da cidadania, a equipe do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário, atenderam aos moradores, onde por meio da palestra realizada pelo advogado, coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, professor de Direito e Vice-Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB Santo Amaro Drº Marcio Hiroshi Ikeda, com abordagem sobre a evolução dos direitos da mulher.
Os moradores receberam diversos atendimentos desde acompanhamento jurídico, psicológico, enfermagem, fisioterapia e a distribuição de mais de 50 kits de higienes para as mulheres que abrilhantaram a nossa manhã com a sua presença.
Há mais de 1 ano, o Instituto Marte vem realizando diversas ações de integração social academia X comunidade, especialmente no campo da educação e saúde, possibilitando o acesso ao ensino superior de qualidade por meio da concessão em parceria de mais 1.500 bolsas de estudo; mais de 7 mil atendimentos gratuitos na área da saúde e outras ações junto aos moradores da favela de Paraisópolis, além de várias ações com parcerias e foco em aulas de piano clássico, cursos de idiomas e workshop e capacitação na área da beleza.
Para o Diretor de Relações Institucionais do Instituto Marte, Walter Becker, as ações realizadas em parceria com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro representam um marco histórico para a educação superior. Primeiro por levar uma unidade física própria de um Centro Universitário para dentro de uma comunidade, segundo, por colocar à disposição da comunidade local, atendimentos gratuitos gerados a partir de atividade práticas de Professores e Alunos, gerando ações de alto impacto social.
Todas estas iniciativas inéditas culminaram com o reconhecimento e outorga do Selo de Responsabilidade Social Feminina, do Instituto ELA – Educadoras do Brasil, que reconhece a importância e alto impacto social gerado pelas ações do Instituto Marte, voltadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.