Atualmente não se tem notícias ou registro de instituições de ensino superior instaladas dentro de uma favela no Brasil. Apesar de ser uma das maiores parcelas da população brasileira, essa é a que menos tem acesso à formação técnica e superior. O Centro Universitário Ítalo Brasileiro é a primeira instituição com parceria com o Instituto Marte a ter a iniciativa de instalar uma unidade dentro da favela, acreditando no potencial empreendedor da comunidade.
O complexo tem três andares e serve de base para os alunos que fazem cursos à distância e também para aqueles que preferem a modalidade presencial. Apesar de oferecer cursos de ensino superior, esse não é o único foco da instituição.
No polo universitário de Paraisópolis também são oferecidos cursos profissionalizantes, técnicos e até mesmo EJA. Além disso, são desenvolvidas outras ações que tem como intuito fomentar o empreendedorismo local e alavancar os moradores que sonham em ter seu próprio negócio.
O projeto é amplo e tem os seguintes objetivos:
— Facilitar o acesso à educação em todos os níveis;
— Reduzir a desigualdade social através da educação e profissionalização;
— Fomentar o empreendedorismo na comunidade;
— Possibilitar acesso a microcrédito para empreendedores;
— Atendimento à comunidade com ações acadêmicas nas áreas de negócios, saúde e educação;
— Instalação de hub de empreendedorismo, laboratório de produtos e testes de mercado.
É uma oportunidade única de fazer o bem social através da educação. Além disso, garante também uma grande visibilidade para os parceiros do projeto em ações de ESG!
IMPACTOS NA COMUNIDADE
Como mencionado, essa é uma das frações de nossa sociedade que menos tem acesso à formação técnica e superior. Tendo isso em mente, é possível antecipar o quão impactante é um projeto como este, pois irá influenciar diretamente na formação de jovens e adultos da comunidade.
Afinal, ao levar a instituição para dentro da favela, já se exclui um dos fatores que podem dificultar essa formação, que é a distância de onde essas instituições normalmente estão.
O polo também favorece o acesso dessa população a laboratórios, bibliotecas e uma gama de eventos que são oferecidos no local.
Ações como essa favorecem a inclusão em todos os níveis e fomentam uma verdadeira transformação social. Afinal, com acesso à educação e a chance de se profissionalizar, a população pode ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho e também a salários melhores.
E como o empreendedorismo é um dos pilares do projeto, isso também será muito importante para que os moradores possam criar e desenvolver seus próprios negócios. O que irá fomentar também a geração de empregos internamente e a melhora na economia de forma geral.
O projeto está rodando e neste ano já disponibilizou 100 bolsas de estudo nos mais diversos níveis de aprendizado. A expectativa é que em 2023 o número cresça ainda mais e impacte ainda mais a vida dos moradores de Paraisópolis. Se você mora na região e tem interesse em estudar ou se especializar em alguma área, não deixe de entrar em
contato com a instituição para entender melhor sobre as bolsas.