Cia Experimental Movimentarte apresentou o espetáculo "A Dança em Nós" no Teatro Ítalo Brasileira

Cia Experimental Movimentarte apresentou, nos últimos dias 20 e 21 de outubro de 2022, o espetáculo “A Dança em Nós” no Teatro Ítalo Brasileiro, onde 12 bailarinos se apresentaram.

Objetivando a abertura de espaço para a diversidade e a potencialização de talentos dos bailarinos com síndrome de Down, o espetáculo busca dar relevância ao trabalho de integrar o universo das pessoas com deficiência à sociedade.

Além da apresentação no Teatro Ítalo Brasileiro, o grupo já se apresentou, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Teatro Paulo Eiró, que contou com parceria do Palíndromo Coletivo Artístico e da Tangará Cia de Dança.

O projeto também teve o apoio do Centro Universitário Ítalo Brasileiro que possui iniciativas de ações sociais para a concessão de bolsas de estudo de 100% e 50% para alunos de situação de vulnerabilidade socioeconômica, inclusive em curso de teatro.

Espetáculo A Dança em Nós O projeto visa trazer ao público reflexões acerca das intenções de diminuir o capacitismo estrutural inserido profundamente na sociedade e, muitas vezes, pouco visível àqueles que não possuem contato com esse cenário.

O grande objeto do espetáculo é: “levantar questionamentos sobre quem somos, como nos relacionamos com nosso corpo, como esse corpo se relaciona com o espaço, com o próximo e com a coletividade.”.

Tal objetivo visa exaltar a potencialidade das relações interpessoais partindo de conexões humanas, onde pessoas com diferentes características e necessidades podem se conectar por meio das performances artísticas realizadas na dança, cujo trajeto teve início por meio de um estudo corporal para e com pessoas deficientes intelectuais (grande parte, com síndrome de Down) através de caminhos para aprimorar a capacidade intelectual, social, cognitiva e física.

A Dança em Nós é um espetáculo que busca ressaltar o poder da dança como rota para
linguagens artísticas diversas, autoconhecimento, comunicação e expressão.

O projeto que se iniciou como acessório para inserir bailarinos com deficiência intelectual no cenário da dança, mostrou-se um estudo muito mais abrangente.

Do amor pelo Brasil ao Melancólico

A Dança em Nós é uma proposição da Cia Experimental Movimentarte, tendo como diretora geral Ligia Aguiar Oliveira e diretor coreográfico Guilherme Rienzo.

Vale ressaltar que o espetáculo contou com o apoio, também, do Instituto Marte que tem a preocupação com a inclusão.

Para dar vida A Dança em Nós, Rienzo utilizou ritmos brasileiros para que os dançarinos estreitassem os laços com o chão. No entanto, o que se pode ver no palco é um trabalho com ar mais melancólico, que demonstra bem o que é um caminho em busca do autoconhecimento, com toques de lucidez e delicadeza. A brasilidade se mostra presente na trilha sonora escolhida, que foi selecionada com todo cuidado pelo coreógrafo e pelo Diego Dac, diretor artístico.

Além disso, a apresentação conta com diferentes linguagens do mundo da arte, como dança, artes cênicas, projetos de audiovisual, cenografia e audiovisual.

Os materiais utilizados durante as coreografias prometem se fundir com o cenário, buscando criar uma arquitetura cênica para servir de apoio para produção de vídeos documentais dos dançarinos, onde relatam as suas experiências individuais e em grupo na dança.

Endereço
Avenida João Dias, 2046
(Próximo ao Terminal João Dias)
São Paulo • CEP: 04724-003

Faça sua contribuição

Pix: 11204730000120
Nome do contemplado: INS Marte
CNPJ: 11.204.730/0001-20

Apresentação Instituto Marte

Logo - Instituto Marte
Endereço
Avenida João Dias, 2046
(Próximo ao Terminal João Dias)
São Paulo • CEP: 04724-003

Faça sua contribuição

Pix: 11204730000120
Nome do contemplado: INS Marte
CNPJ: 11.204.730/0001-20d

Apresentação Instituto Marte

Logo - Instituto Marte