Sobretudo, o combate às diversas formas de violência doméstica e familiar, tem sido um grande desafio, isso porque, a cada minuto, 8 mulheres são vítimas de agressão.
Por isso, no dia 20 de outubro de 2022, aconteceu no Centro Universitário Ítalo Brasileiro a palestra "Diálogos Sobre Violência Doméstica e Familiar" ministrada pela Izabella Borges e Bruna Borges do Instituto Survivor e pela Profa Francisca Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro e mediada pelo Prof. Dr. Marcelo Grimone – Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
O Instituto Survivor, que tem dentre seus objetivos o apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, trouxe a discussão sobre o tema e abordou a questão da violência doméstica e
familiar contra a mulher.
Nesse sentido, as convidadas puderam falar sobre os desafios inerentes
ao atendimento da mulher que vive nessa condição, tanto no âmbito jurídico como psicológico.
Desta forma, todas as questões levantadas nortearam as discussões em torno da importância do suporte às vítimas de violência e que as políticas de atendimento, tem que atuarem com o objetivo de sensibilizá-las para o resgate dos direitos.
Assim, se torna possível garantir o resgate da autoestima destas mulheres que se encontram em
uma condição de adoecimento. O primeiro passo é conscientizar através do diálogo, a importância de denunciar e procurar ajudar nessas situações.
Foi um momento de reflexão para todos os presentes.