Presidente da IFSWT visita ITALO PARA e firma parceria de cooperação científica internacional

O Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro – UNI ITALO e a organização sem fins lucrativos ITALO PARA – braço social da UNI ITALO que atua na favela Paraisópolis – firmaram, no início de junho, uma parceria internacional inédita com a IFSWT – International Federation of Shock Wave Treatment (Federação Internacional de Tratamento por Ondas de Choque), que abrangerá projetos de cooperação científica, intercâmbio acadêmico, formação profissional e iniciativas de impacto social.

No contexto dessa parceria, o presidente da IFSWT, o médico italiano Alfonso Di Giorno, visitou, no último dia 4 de junho, o projeto ITALO PARA, a fim de conhecer o trabalho realizado pela instituição naquela comunidade. A visita foi realizada na companhia do chanceler e do vice-presidente da UNI ITALO, Marcos Vinicius Busoli Cascino e Walter Augusto Becker Pedroso. “Estamos atuando aqui, na Paraisópolis, há cerca de três anos e, nesse período, já atendemos mais de 20 mil pessoas gratuitamente, nessa que é considerada a segunda maior favela de São Paulo e a quinta maior do Brasil”, explica Marcos Vinicius Busoli.

Professora Sônia Borges realiza procedimento com auxílio do Dr. Walter Becker

Alfonso Di Giorno, que também é CEO Fundador e Diretor Científico da Clínica Médica Di Giorno, referência mundial em reabilitação ortopédica e medicina esportiva, além de conhecer a estrutura da UNI ITALO e da ITALO PARA e presenciar o atendimento dos estudantes universitários junto à população, caminhou por algumas ruas de Paraisópolis para conhecer a situação de vulnerabilidade local.

De acordo com Walter Becker, que também é diretor de Relações Institucionais da ITALO PARA, tanto a população de Paraisópolis como os estudantes da UNI ITALO vêm sendo beneficiados com o atendimento realizado pela ITALO PARA naquele local. “Nós temos cerca de 200 pessoas, entre professores e estudantes, empenhadas aqui nesse projeto, de segunda a sábado. E, além do aprendizado técnico de alto nível e da prática que realizam, os alunos têm também uma capacitação humana, pois, de fato, encontram aqui pessoas com reais necessidades”, explica.

Ele afirma ainda que, além do atendimento de enfermagem, com tratamento de pele e podiatria (calosidades e infecções fúngicas nos pés), a população de Paraisópólis também tem acesso a diversos exames gratuitos, como HIV, Sífilis e Colesterol. Walter diz que outro atendimento que tem muita procura é o de Psicologia. “Para se ter uma ideia, hoje temos cerca de 100 pessoas na lista de espera para esse tipo de atendimento. Isso foi uma surpresa para nós e mostra como as pessoas têm necessidade mas não têm acesso a esse tipo de tratamento”, ressalta.

Durante a visita de Di Giorno, a professora Sônia Borges, titular do Curso de Enfermagem da UNI ITALO, realizou um procedimento demonstrativo de terapia combinada de ozônio e laser para tratamento de Otite (inflamação do ouvido), com a cooperação do Dr. Walter Becker. “O ozônio melhora a infecção e o laser diminui a inflamação”, explica.

Além desse tipo de tratamento, Sônia, que também é laser terapeuta, realiza atendimentos de laser transcraniano e intranasal, para tratamento de sinusites e rinites. “Utilizamos ainda a terapia combinada de laser e ozônio para alguns tratamentos de pele, como psoríase, e de estética, como alopecia (queda de cabelo)”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *