Cuidados com a saúde do coração por meio de atendimento preventivo às doenças cardiovasculares, fizeram parte da ação do mês de junho, no Instituto Marte, onde cerca de 100 moradores da favela de Paraisópolis fizeram parte da ação multidisciplinar dos profissionais da área da saúde do Centro Universitário Catolico Ítalo Brasileiro, com a supervisão de estágio aos alunos das graduações de psicologia, enfermagem, fisioterapia e estética. O evento de saúde fez parte de um circuito de atendimento iniciado pelo atendimento de sinais vitais; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, bioimpedância e teste de colesterol.
A Coordenadora Geral Acadêmica e coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Carolina Zuntini, enfatizou a importância dos moradores realizarem testes de saúde periódicos, para identificação e prevenção de doenças cardiovasculares, a exemplo da hipertensão (pressão alta). A pressão alta (hipertensão,), ainda é um dos fatores determinantes para o favorecimento de ocorrência de infarto, assim como distúrbios metabólicos como diabetes, e níveis elevados de colesterol.
“É importante que para a continuidade do trabalho de saúde que temos feito aqui, a participação moradores da comunidade, pois é a partir da vinda da população, que podemos contribuir com uma melhor abordagem e a busca de recursos como testes de saúde e a criação de novos tipos de atendimentos diante das demandas que vão surgindo à cada evento. O Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro numa parceria efetiva com o Instituto Marte, visa transformar, trazer acessibilidade e igualdade para que todos tenham acesso ao atendimento de saúde de qualidade, como parte de um dos direitos universais.”
Infarto, AVC, hipertensão faz parte das doenças cardiovasculares, e no Brasil, são a principal causa de óbitos, onde no período da pandemia da COVID-19 causou 411 mil mortes, segundo informações do relatório global de doenças e fatores de risco cardiovasculares, disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).
A cozinheira Cristina Rodrigues, (42), é moradora da comunidade, é já conhece de perto as ações realizadas pelo Instituto Marte, onde sua filha, Manuela Rodrigues,
(7) , estuda aula de piano na instituição. Para Cristina, ações de saúde para a comunidade são sempre bem-vindas e sempre que possível participa, para acompanhar de perto os níveis de açúcar no sangue, por meio do teste de glicemia e aferição da pressão arterial.
“ O que o Instituto Marte vem fazendo por nós, é maravilhoso, encontramos os testes gratuitos aqui, e somos bem recebidos pela equipe de saúde. Só tenho a agradecer ao instituto e a universidade Ítalo Brasileiro, que tem feito a diferença na comunidade com ações como esta.”
Durante a ação, a instituição preparou atividade de pinturas em tela, pinturas no rosto, seguida de pipoca e lanches para os participantes que trouxeram as crianças para se divertirem.
Além dos atendimentos com foco na saúde do coração, atendimentos na área jurídica foram realizados atendendo os moradores que precisavam de auxílio nas áreas cíveis e previdenciária.
Mensalmente o Instituto Marte realiza ações, sempre com o foco na saúde do morador reforçando as ações com brincadeiras lúdicas e artes plásticas para as crianças e suas famílias.






